ORIGEM
DO ROSÁRIO
Não há uma data precisa
sobre a origem do Rosário. Em linhas gerais, remonta já os primeiros séculos da
Igreja primitiva e foi tomando forma nos mosteiros católicos até o século 10,
quando iniciou expansão mais acentuada. O Rosário de 150 ave-marias teria
originado-se a partir de relatos populares de um monge que costumava rezá-lo
desta forma e, o nome "terço" popularizou-se por representar, como o
nome diz a terça parte do total das 150 ave-marias, ou propriamente do Rosário.
Vale lembrar que, a segunda parte da Ave-Maria ("Santa Maria, Mãe de
Deus"), foi introduzida na oração por ocasião da vitória sobre a
heresia nestoriana, deflagrada no ano de 429. O bispo Nestório, Patriarca de
Constantinopla, afirmava ser Maria mãe de Jesus e não Mãe de Deus. O episódio
tomou feições tão sérias que culminou no Concílio de Éfeso convocado pelo Papa
Celestino I. Sob a presidência de São Cirilo (Patriarca de Alexandria), a
heresia foi condenada e Nestório, recusando a aceitar a decisão do conselho,
acabou sendo excomungado. (Leia o artigo XVI do livro Oriente para saber mais
sobre a heresia nestoriana ).
Conta-se que no dia de encerramento do Concílio, onde os Padres Conciliares
exaltaram as virtudes e as prerrogativas especiais da VIRGEM MARIA, o Santo
Padre Celestino ajoelhou-se diante da assembléia e saudou Nossa Senhora,
dizendo: "SANTA MARIA, MÃE DE DEUS, rogai por nós pecadores, agora e na
hora de nossa morte. Amém." Na continuidade dos anos, esta
saudação foi unida àquela que o Arcanjo Gabriel fez a Maria, conforme o
Evangelho de Jesus segundo São Lucas 1,26-38 "Ave cheia de graça, o Senhor
está contigo!" e também, a outra saudação que Isabel fez a Maria, para
auxiliá-la durante os últimos três meses de sua gravidez: "Bendita és tu
entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre." (Lucas1, 42)
Estas três saudações deram origem a AVE MARIA.
A difusão e posterior expansão do Rosário a Igreja atribui à São Domingos de Gusmão (século XII), conhecido como o "Apóstolo do Rosário", cuja devoção propagou aos católicos como arma contra o pecado e contra a heresia albigense , que assolava Toulouse (França).
A difusão e posterior expansão do Rosário a Igreja atribui à São Domingos de Gusmão (século XII), conhecido como o "Apóstolo do Rosário", cuja devoção propagou aos católicos como arma contra o pecado e contra a heresia albigense , que assolava Toulouse (França).
O terço que consiste em 50 ave-marias intercaladas por 10 pai-nossos se
mantém desde o pontificado do Papa Pio V (1566-1572), que deu a forma definitiva
ao terço que conhecemos hoje (O Papa era religioso da Ordem de São Domingos).
Quanto às meditações, ressaltamos, porém, que até o ano de 2002, cada Rosário,
que era composto de três terços (150 ave-marias) passou a ser composto de
quatro terços (portanto, 200 ave-marias no total). Foi quando o Papa João Paulo
II inseriu aos mistérios existentes ( gozosos, dolorosos e gloriosos), os
mistérios "luminosos" que retratam a vida pública de Jesus.
O Papa João Paulo II, devotíssimo de Nossa Senhora e talvez um dos maiores Papas marianos da história, inaugurou uma nova era de devoção a Maria, dando especial atenção à forma física e contemplativa do Rosário ao inserir a meditação desta importante fase da vida de Jesus, ou seja, a contemplação dos mistérios luminosos.
A devoção ao Santo Rosário sempre foi renovada e enaltecida pelos Romanos Pontífices, como vemos na vida dos Papas e na história da Igreja. Grande tesouro de fé, em síntese, guarda assim as meditações dos mistérios:
1-GOZOSOS - Anunciação do Anjo à Nossa Senhora até Jesus, entre os doutores da lei.
O Papa João Paulo II, devotíssimo de Nossa Senhora e talvez um dos maiores Papas marianos da história, inaugurou uma nova era de devoção a Maria, dando especial atenção à forma física e contemplativa do Rosário ao inserir a meditação desta importante fase da vida de Jesus, ou seja, a contemplação dos mistérios luminosos.
A devoção ao Santo Rosário sempre foi renovada e enaltecida pelos Romanos Pontífices, como vemos na vida dos Papas e na história da Igreja. Grande tesouro de fé, em síntese, guarda assim as meditações dos mistérios:
1-GOZOSOS - Anunciação do Anjo à Nossa Senhora até Jesus, entre os doutores da lei.
2-LUMINOSOS - Batismo de Jesus no Jordão até a Instituição da
Eucaristia.
3-DOLOROSOS - Agonia de Jesus no Horto até a sua crucificação e Morte.
3-DOLOROSOS - Agonia de Jesus no Horto até a sua crucificação e Morte.
4-GLORIOSOS - Ressurreição de Jesus até a Coroação de Nossa
Senhora como Rainha dos Céus e da Terra.
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