Pages

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Os símbolos da Páscoa

Postado por Dryca Ribeiro às sábado, fevereiro 19, 2011



A Ceia - Significa a libertação do Pecado através do sacrifício de Cristo. Significa também estar em comunhão com ele. E sobretudo, é um antegozo dos salvos, pois Jesus disse: "Não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber convosco no reino do meu Pai. (Mateus 26:29)
 




O Cirio - É a grande vela que se acende na Aleluia. Quer dizer: “Cristo, a luz dos povos”. Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: “Deus é o princípio e o fim de tudo”.



Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu.

O coelho - Tem uma grande facilidade de fecundar, diante disso ele se tornou o símbolo mais popular na Páscoa. O coelho simboliza a Igreja, pelo poder de Cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.
Colomba ou Pomba Pascal - De origem italiana,  a colomba é bem semelhante ao panetone de Natal, mas com o formato de uma pomba, que representa a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos quando Cristo ressuscita. Além do que a pomba é também um símbolo da almejada paz.


O Lava-Pés - Significa a humilhação de Cristo. Mostra a necessidade de purificar a nossa vida. Não é a purificação dos pés, mas de todo o ser, todo o nosso coração. Reconciliação com Deus, com o nosso próximo e conosco mesmo - união - não somos mais do que ninguém. O maior é aquele que serve... 
(Jo 13,16).





O sino - No domingo de páscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria a celebração da ressurreição de Cristo.

O pão e o vinho - Sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a Santa Ceia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre e nas pessoas arrependidas, de fé e boa vontade.



 
Pão sírio, ázimo ou asmo, matzo (ídiche) matzá (hebraico) - é um tipo de pão assado sem fermento, feito somente de farinha de trigo (ou de outros cereais como aveia, cevada e centeio) e água. De acordo com a tradição judaico-cristã, pão ázimo foi feito pelos israelitas antes da fuga do Antigo Egito, por que não houve tempo para esperar até a massa fermentar. 





A cruz  - Mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no calvário de Jesus Cristo. Desde a ano 325 d.C. é considerada como símbolo oficial do cristianismo. 






 As  velas - São uma marca das celebrações religiosas pascais. Em certos países, os católicos apagam todas as luzes de suas igrejas na Sexta-feira da Paixão. Na véspera da Páscoa, fazem um novo fogo para acender o principal círio pascal e o utilizam para reacender todas as velas da igreja. Então, acendem suas próprias velas e as levam para casa a fim de utilizá-las em ocasiões especiais.No Sábado Santo a celebração católica é iniciada com a bênção do fogo, chamado de "fogo novo". 
  



O girassol - Representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astro-rei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.
O ovo - Simboliza o nascimento, a vida, o ressurgimento de Cristo e é um símbolo desde a  Antigüidade, época em que já era costume presentear as pessoas, por ocasião da Páscoa, com ovos enfeitados e coloridos.  Os ovos de Páscoa representam também o final da quaresma.





O peixe - É o mais antigo dos símbolos de Cristo. Se Cristo é o Grande Peixe, somos os peixinhos de Cristo. Isso quer dizer que devemos sempre viver mergulhados na Graça de Cristo e na Vida Divina, trazidas a nós pela água do Batismo, momento em que nascemos espiritualmente, como os peixinhos nascem dentro d’água.



Muitos são preconceituosos com a simbologia da Igreja Católica mas, são os sinais que orientam nossa fé. Baseados e fundamentados na Tradição Apostólica oral em que os ensinamentos sobre Jesus eram transmitidos através da pregação inspirada pelo Espírito Santo, o Paráclito ( o mediador, o defensor, o consolador, o advogado), conforme o próprio Jesus prometeu. (Jo 14,16)

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blog da Dryca Copyright © 2009 Paper Girl is Designed by Ipietoon Sponsored by Online Business Journal