Pages

sábado, 2 de abril de 2011

Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe

Postado por Dryca Ribeiro às sábado, abril 02, 2011



Maria: filha do Pai, mãe do Filho e esposa do Espírito Santo!

Maria é a única mulher que se fala durante toda a Bíblia, desde Gênesis (Gn 3,14-15) até Apocalipse (Ap 12), através dela a Salvação veio ao mundo. Deus ama tanto o homem, que desejou sentir na pele como é ser mortal, nascer, viver e morrer experimentou tudo, menos o pecado.
Mas para que esse desejo fosse realizado ele necessitava ser concebido e ser gerado no ventre de uma mulher, mas não poderia ser qualquer mulher, teria que ser a MULHER. Um ser perfeito como Deus não poderia vir ao mundo manchado pelo pecado original, portanto escolheu Maria desde antes de sua concepção no ventre de Santa Ana.
No dia 08 de dezembro comemoramos o dogma da Imaculada Concepção de Maria (Bula Ineffabilis Deus de 8/12/1854 - Papa Pio IX), dia em que ela foi concebida no ventre de sua mãe (que era estéril) sem o pecado original. Até nisso Deus foi perfeito, pois ele não poderia deixar que Sua Mãe fosse uma mulher impura, já que geneticamente Jesus é a xerox de Maria, mesmo sangue, mesma cor da pele, dos olhos, dos cabelos, mesma estatura, mesmo físico, etc.
Na anunciação de sua gravidez, o Anjo Gabriel veio trazer a boa notícia ao mundo de que Maria seria a porta para que a Salvação entrasse no mundo, através da saudação: "Ave, cheia de Graça". Maria vem se tornar à nova Eva, Ave o contrário de Eva. Se por Adão e Eva o pecado entrou no mundo, por Jesus e Maria a Salvação entrou no mundo.
Nós católicos temos como dogma de Fé a virgindade de Maria (Virgem antes do parto, no parto e depois do parto), acreditamos e confiamos na Tradição da Igreja de que Maria teve apenas um único filho e que se conservou virgem e fiel a Deus, ao lado de seu castíssimo esposo São José. Deus escolheu o mais justo e fiel dos homens para entregar a educação e os cuidados de Seu Filho, um homem com tais qualidades não teria a coragem de violar o primeiro sacrário de Nosso Senhor Jesus Cristo. É uma das mais bem estabelecidas na Escritura, veladamente anunciada no Antigo Testamento (Is 7,14, lido à luz de Mt 1,23) e claramente afirmada no Novo Testamento na interrogação de Maria ao Anjo (Lc 1,34). A Igreja Católica possui quatro Dogmas de Fé sobre Maria (Dois já foram citados acima: Imaculada Concepção e Virgindade), em outro Maria é considerada Mãe de Deus (Concílio de Éfeso em 431), se acreditamos que Jesus e Deus são uma única pessoa, nada mais justo do que declarar que Maria, sendo Mãe de Jesus, é a Mãe de Deus.

O Dogma da Assunção de Nossa Senhora aos Céus (Encíclica Munificentissimus Deus em 01/11/1950 - Papa Pio XII) é sustentado pela tradição cristã de que Maria teria sido elevada ao céu de corpo e alma. De acordo com João Paulo II: "O Novo Testamento não dá nenhuma informação sobre as circunstâncias da morte de Maria. Este silêncio induz supor que se produziu normalmente, sem nenhum fato digno de menção. Se não tivesse sido assim, como teria podido passar desapercebida essa notícia a seu contemporâneos sem que chegasse, de alguma maneira até nós? No que diz respeito às causas da morte de Maria, não parecem fundadas as opiniões que querem excluir as causas naturais. Mais importante é investigar a atitude espiritual da Virgem no momento de deixar este mundo. A este propósito, São Francisco de Sales considera que a morte de Maria se produziu como efeito de um ímpeto de amor. Fala de uma morte "no amor, por causa do amor e por amor" e por isso chega a afirmar que a Mãe de Deus morreu de amor por seu filho Jesus 
(Tratado do Amor de Deus, Liv. 7, cc. XIII-XIV)."
Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres, bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Oh Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!
Nossa Senhora das Neves, Rogai por nós!

Projeto de Evangelização Anjos de Jesus
formacao@anjosdejesus.com

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blog da Dryca Copyright © 2009 Paper Girl is Designed by Ipietoon Sponsored by Online Business Journal